Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sílabas à Solta

POESIA | PROSA POÉTICA

Sílabas à Solta

POESIA | PROSA POÉTICA

Borboletas ao Verão

20.08.20 | Sandra

1127666_S.jpg

Estou à janela em jeito de pausa dos meus afazeres domésticos quando passa bem perto de mim uma borboleta branca. Depois vejo três mais adiante, rodopiando entre si, leves, felizes e embaladas na aragem que passa sobre o relvado verde e cerrado. Simultaneamente frágeis e fortes, igualmente simples e complexas. Parece que com o passar dos anos são cada vez menos...

Está muito calor. Lembro-me de verões passados. Os dias intermináveis eram divididos entre alegres idas à praia e a tranquilidade fresca de um jardim, com toda a sua vida e frescura a desenrolarem-se em meu redor e dentro de mim. Adorava tudo aquilo que os meses do calor representavam. Era como se por essa altura tudo fosse possibilidades, certezas, escolhas, livre arbítrio, soluções sempre presentes. Liberdade, confiança absoluta, decisões acertadas. Sorte. Como se tudo dependesse unicamente de mim, e tudo eu conseguisse. Mais... nessa altura, havia tempo para ter tempo. Hoje, o tempo manda em mim.

As borboletas passam agora ainda mais perto da minha janela, logo acima das copas redondas das árvores. Parecem tranquilas na sua simplicidade, sobrevivendo, explorando recursos e falando entre si sobre quase nada. Com o sol a destacar ainda mais a brancura das suas asas, limitam-se ao que é mais acertado e decisivo para elas naquele momento. Parece resultar.

O voo branco das borboletas atarefadas faz-me abstrair de tudo. Fica a sensação de que naquele momento tudo gira em seu redor, como se fossem elas o centro de tudo o que vejo a partir da minha janela! E parece tudo tão simples, tão fácil... Mas existirão sempre desafios, provas, cansaços. Tudo isso faz parte da nossa condição enquanto seres humanos. Por ora, deixo os meus pensamentos partirem para longe. Afinal tenho Deus, e no céu brilha um sol maravilhoso!

As borboletas? Ainda voam sob a minha janela...

34 comentários

Comentar post