Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sílabas à Solta

POESIA | PROSA POÉTICA

Sílabas à Solta

POESIA | PROSA POÉTICA

Dia de Chuva

20.02.21 | Sandra

690327_S.jpg

O barulho da chuva a cair contra a janela acorda-me cedo. À chuva miudinha que cai em desalinho, pertence toda a minha nostalgia e todas as minhas vontades. Sopra um vento forte sobre os telhados desolados, os relvados bem cuidados, os carros adormecidos, a praceta vazia de cores. Algumas folhas do chão são apanhadas num rodopio que as eleva no ar, para logo de seguida serem atiradas de novo ao chão. Ouvem-se as rajadas de vento a assobiarem ao longe, um som constante, fino e agudo, destemido, a soltar versos por entre os prédios de janelas ainda fechadas. Dois cães passam a correr alheios ao temporal, orelhas longas a abanar ao vento e um ar alegre nos seus focinhos joviais. Uma rola passa junto à minha janela, pardacenta, queixosa, e logo desaparece, empurrada pelo vento para longe. Para lá dos relvados e dos telhados distantes, a linha azul do mar desapareceu, escondida pelo cinzento pesado das nuvens carregadas de água e de saudades tuas. Também se esconderam o farol e as colinas da outra margem. Às vezes passa uma ou outra gaivota, fugida à fúria do mar, no seu voo inclinado, aproveitando o embalo das correntes de ar. Parece gritar algo ao vento, o teu nome, talvez. Nas árvores de ramos despidos está um ninho abandonado, redondo, sólido, perfeito, paus finos entrelaçados uns nos outros como amantes! Admiro-me que resista às rajadas impiedosas do vento e não se solte dos ramos, acabando desfeito nas pedras molhadas da calçada.

A chuva não abranda, e o vento ameaça virar os chapéus-de-chuva das poucas pessoas que atravessam, de rosto fechado e passo apressado, a praceta desamparada. O vidro da janela enche-se de gotas de chuva, geladas, brilhantes, que se juntam umas às outras. Deixo o mau tempo de lado como algo que ainda não me diz respeito e ouvindo alguns pardais despertos na sua cantilena, penso: hoje é um dia bom para o amor, seja que amor for... queria que fosse o teu, mas já me disseste o teu adeus, numa forma muito fria, uma escrita que fez os meus olhos serem chuva, também. Agora, não me peças mais nada, perdeste esse direito! É justo.



3 comentários

  • Imagem de perfil

    Sandra

    20.02.21

    minha querida Isa, sempre tão atenta! Sabe tão bem, ao fim do dia de trabalho, poder ler as tuas simpáticas palavras! Grata de coração! Muitos beijinhos, minha amiga, e tem um fim de semana descansado!🌷🌻
  • Imagem de perfil

    Isa Nascimento

    21.02.21

  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.